Propósito é diferente de prazer!

Atualizado: Jun 29


Alexandre Pellaes, palestrante, pesquisador e transformador do mundo do trabalho, em sua palestra O Mundo Precisa do Seu Melhor Trabalho, no TEDx São Paulo em 2017, faz uma breve e preciosa distinção entre propósito e prazer.


Muitas vezes encontro definições muito romantizadas de propósito, como se sua descoberta fosse a garantia de uma vida plena de felicidade. O que até concordo, dependendo do tipo de felicidade que estejamos falando.


Martin Seligman, considerado o fundador da Psicologia Positiva, diferencia vida feliz em três tipos: vida prazerosa (emoções positivas relacionadas à sensação de prazer), vida de envolvimento (capacidade de entrar em fluxo ou fluidez da eudemonia) , vida de significado (colocar seus pontos fortes a serviço de algo maior que você).


Dessa forma viver o propósito tem relação, principalmente, com uma vida de significado, na qual seus dons, talentos e pontos fortes são postos à serviço de algo maior que você. É a sua contribuição para a prosperidade nas esferas individual, social, econômica e espiritual dos sistemas aos quais você faz parte.


Para isso é necessário, como diz Pellaes, uma intenção e um esforço genuínos para costurar um raciocínio na sua cabeça [e no seu coração, eu complementaria] para enxergar determinado valor naquilo que você entrega.


E, com certeza, uma vida de significado é uma vida feliz. Uma vida feliz com confortos e desconfortos, com prazer e desprazer, com emoções positivas e com sofrimento, assim como a vida é! A diferença está na forma que a percebemos, no significado que damos a cada coisa, na força em seguirmos em frente, na alegria de saber que nosso propósito está em ação, e (para os seres não tão evoluídos, como eu!) no prazer egoico de ver o seu impacto positivo no mundo.


Para você, o que é propósito? Qual é a relação entre propósito e prazer? Se quiser trocar ideias, deixe seu comentário. Também, se conhecer alguém que está precisando refletir um pouco sobre o que é propósito, compartilhe!


E caso você queira fazer do mundo um lugar com mais propósito, junte-se à nossa Comunidade de Purpose Miners. Clique aqui e saiba como.

80 visualizações2 comentários
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Ecossistema