top of page

SEU PAPEL NO MUNDO


Esse artigo foi escrito por André Carvalhal – designer, escritor e cofundador do projeto Ahlma, dedicado à moda consciente – na Revista Gol, edição setembro/2017.


Descobrir e seguir seu propósito é o caminho para uma vida com mais sentido – para você e os outros.

Convido você a olhar pela janela. Repare nas nuvens se movendo. No mar, nas árvores, no vento. Só no nosso planeta, quase 10 milhões de espécies, entre plantas e animais, se organizam em relacionamentos complexos, formando todas as conexões que permitem à natureza funcionar na mais perfeita ordem.

Já parou para pensar em quem organiza isso tudo? Quem diz ao vento ventar? À chuva chover? À árvore dar frutos, fazer sombra, abrigar (e o que mais uma simples árvore, que nem pediu para nascer, possa fazer)? Eu já. E mesmo sem saber a resposta, percebo que quem identifica seu papel sabe a sua hora e o seu dever.

Pensar em propósito tem a ver com refletir sobre isso. Da mesma forma como acontece na natureza (até porque fazemos parte dela), cada um de nós tem um papel, um dom, uma função, uma vocação, um superpoder que encontra alguma necessidade e, a partir deste encontro, cocriamos tudo o que está a nossa volta. Fazemos a roda girar.

Quando nascemos, somos pura intuição, estamos bem conectados com o que viemos fazer aqui. Mas, com o tempo, nossas escolhas, relacionamentos e vontades vão sendo definidos pensando no quanto podemos ganhar, onde podemos chegar, como irão nos valorizar, como seremos importantes... E vamos nos afastando do nosso propósito. Vamos nos afastando daquilo que podemos fazer por nós e pelo mundo.

Fico feliz em saber que o propósito está na moda. São cada vez mais comuns livros e cursos sobre o tema. Encontrar seu propósito tem a ver com descobrir as coisas que mais importam para você. É onde você se sente à vontade. Feliz. É fazer aquilo que você faria mesmo sem receber nada em troca. Sem ninguém precisar pedir. Para descobrir o seu, pergunte a si mesmo: “Como posso servir à cocriação do mundo? Artigo publicado originalmente na Revista Gol (edição de setembro/2017), escrito por André Carvalhal – designer, escritor e cofundador do projeto Ahlma, dedicado à moda consciente. Por sua relevância ao tema propósito, estamos republicando em nossa página para levar esse conteúdo para cada vez mais pessoas.

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE

Receba conteúdos e novidades da Purpose Mining no seu email

Obrigada pelo envio!

bottom of page